Boletim nº 01 (Abril/2015) – GIRE – Grupos Independentes em Rede

O GIRE propõe uma aproximação de grupos que se interessam por poéticas urbanas e o corpo nesse contexto, por meio de ações artísticas e encontros.

Neste dia 29 de abril  – Dia Internacional da Dança –  compartilhamos as ações que estão sendo realizadas em São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo.Trata-se de um ponto de partida para um (re)conhecimento de diferentes propostas artísticas, fazendo “girar” informações, questões, referências e inquietações.

Logo mais teremos mais novidades.

https://girecomarua.wordpress.com/

Acompanhe:

Projeto CO – Danças na Cidade

https://projetoco.wordpress.com/
dscn2102

***

OUTRO OUTRA Cia de Dança


***

CHARME TANGO
charme tango
***
  
***
 ***
…AVOA! Núcleo Artístico
 ***
 ***

***

LIGA DA DANÇA DURA

***
Cia. PataPalo
http://patapalo.org/
patapalo

***

2º G.I.R.E – Grupos Independentes em Rede

O primeiro G.IR.E aconteceu em 2014 como parte do projeto “Corpo Poético, Corpo Político” contemplado com o apoio do 14º Programa Municipal de Fomento à Dança para manutenção de pesquisa artística. Ocorreu no centro de São Paulo: Rua e Largo São Bento, Faculdade de São Bento, Viaduto Santa Ifigênia, Largo do Paissandu e Galeria Olido. Teve a participação do Núcleo Tríade, Coletivo Cartográfico, Maíra Vaz Valente e provocações de Lilian Amaral (R.U.A: Realidade Urbana Aumentada).
https://giredancaemrede.wordpress.com/programacao-2014/


O 2º G.I.R.E – Grupos Independentes em Rede é uma iniciativa do …AVOA! Núcleo Artístico que propõe uma aproximação – espaço de diálogo e compartilhamento de processos – entre artistas que se interessam por poéticas urbanas (espaço público como território de ação) e o corpo nesse contexto. Ele acontece com o apoio do 16º Fomento à Dança, em continuidade às questões que emergiram do primeiro.
O GIRE, então, passa a problematizar a própria ideia de rede, colocando o próprio objeto em jogo e abrindo a construção coletiva.
Assim, convidamos os grupos e artistas interessados na criação desse espaço, a elaborar questões que possam contribuir para o encontro e virem compreendendo o GIRE como um espaço para transitar, conhecer, compartilhar, escutar, colaborar, criar, construir.
Qual o significado dessa rede? Existe esse interesse por parte dos artistas/grupos? Qual o objetivo dessa rede?
A partir do GIRE, como podemos – juntos – pensar em formação de rede?

Cronograma
Manhã
Início 10h
Roda de apresentação; Como surgiu o GIRE? e levantamento de questões propostas pelos grupos; elaboração de “questões-chave”;
Intervalo 12:30h: Almoço
Tarde
Início 14 horas
Roda de conversa e Encaminhamentos (próximos passos)
Fechamento 17 horas
…AVOA! Núcleo Artístico – Projeto “Entre-Espaços”

Elaboração 2ºG.I.R.E:
André Simões, Edi Cardoso, Gil Grossi, Juliana Rosa, Luciana Bortoletto, Piéra Varin, Simone Lima; Direção: Luciana Bortoletto; Co(e)laboradoras e provocadoras: Lilian Amaral e Valéria Cano Bravi; Produção: Anderson do Lago Leite; Apoios: Cooperativa Paulista de Dança, Centro de Referência da Dança e Equipe;
Projeto “Entre-Espaços: Relações possíveis no encontro com a rua [16º Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo/2014]

Local:
Centro de Referência da Dança de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro
CEP 01037-000 São Paulo – SP
(antiga Escola Municipal de Bailado)