Vira e mexe eu vejo esse vídeo, para mim uma das melhores Alegrias que ja vi, a classe do Manolete, as pausas e respiros, a delicadeza e a riqueza musical do sapateado, o cante imenso do Talegon, o toque certeiro e justo da guitarra, tudo isso faz desse vídeo uma aula, sempre que assisto tenho a sensação de ter testemunhado um encontro especial entre esses 4 artistas.

Neste dia 31 de dezembro de 2103 faleceu com 61 anos o grande cantaor jerezano  Juan Moneo “El Torta”, membro de uma das famílias mais tradicionais do flamenco, os “Moneo”,  e considerado por muitos como um dos últimos grandes cantaores de flamenco ainda vivos. Com um estilo único e incomparável  “El Torta” sempre foi avesso às grandes mídias e aos grandes teatros, desenvolvendo grande parte de sua carreira em peñas  e festivais, gravou quatro discos, todos eles considerados clássicos entre os aficcionados. Ainda não se sabe com certeza a causa da morte, porém foi divulgado pelos jornais que foi por um problema no coração. 2014 começa triste para o mundo flamenco. Olé Torta, viva tu arte y tu cante!

Hoje o ensaio foi intenso!Após um gostoso alongamento para despertar o nosso corpo ainda preguiçoso de domingo de manha passamos a investigar as possibilidades que envolvem o simples ato de levantar de uma cadeira no Flamenco e como é possível construir uma coreografia a partir de elementos simples envolvidos nesse ato! Para fechar, ficamos com a “levantada” mais furiosa da história do flamenco!